Casa Mais Os nomes das cidades de Minas Gerais A Hist贸ria do Tenente M谩rio DIONISIO da Silva

A Hist贸ria do Tenente M谩rio DIONISIO da Silva

15 minutos
409

Eu, Tenente M谩rio DIONISIO da Silva, GUARDA-MOR do QUARTEL GERAL, declaro que, numa manh茫 de DATAS passadas, quando ainda brilhava uma estrela MATUTINA, por ordem do CAPIT脙O ENEAS e do CORONEL MURTA, realizei a escolta do SENADOR FIRMINO e do GOVERNADOR VALADARES, levando em punho a BANDEIRA da LIBERDADE aos INCONFIDENTES. Ap贸s longo percurso pelos FERVEDOUROS do AREADO de SANTANA DO DESERTO, ficamos com muita sede, e sem dispor de BEBEDOUROS, resolvemos utilizar as BICAS de 脕GUAS FORMOSAS para tomar 脕GUA BOA, entre RIO PRETO e RIO POMBA. Saciada a sede, seguimos em ROMARIA at茅 o COMERCINHO de S脙O JOS脡 DO MANTIMENTO, passando por PESCADOR, onde compramos PIAU para o almo莽o que fizemos num CHAL脡 das proximidades. Como aperitivo, tomamos algumas doses de aguardente GUARACIABA, e tira-gosto, ling眉i莽a PERDIG脙O em fatias com muita PIMENTA. Foi servido tamb茅m como sobremesa, um TABULEIRO de doce em CALDAS. Refeitos , resolvemos fazer BOM REPOUSO em plena LUZ do dia, quando senti uma ligeira indisposi莽茫o estomacal, tendo que ir 脿 SENHORA DOS REM脡DIOS. Prosseguindo viagem e ap贸s longa caminhada, encontramos, bem pr贸ximo a um MONTE AZUL, alguns PAULISTAS bandeirantes que exploravam ESMERALDAS num ROCHEDO DE MINAS, quando os interrogamos sobre a possibilidade de encontrar outro tipo de pedra preciosa, tendo ent茫o nos respondido que haviam encontrado muitos CRISTAIS e at茅 mesmo uma desconhecida PEDRA AZUL e tamb茅m uma PEDRA DOURADA, mas enfim, estavam mesmo era 脿 procura da FORTUNA DE MINAS. Seguimos em caminhada, e alguns passos dali, avistamos um caboclo pai-de-santo que realizava um BOM DESPACHO de farofa, frango e velas, quando descontraidamente, atolamos num BARREIRO GRANDE de OLARIA e entre TOMBOS, ca铆mos num PO脟O FUNDO. A partir desse momento percebemos que o dia n茫o seria dos melhores, mesmo assim t铆nhamos BOA ESPERAN脟A de que tudo se normalizasse com a gra莽a do BOM JESUS DO AMPARO. Mas a noite chegava e o frio era intenso, geava tanto que por toda a extens茫o da CAMPINA VERDE s贸 havia CAPIM BRANCO a perder de vista. Precis谩vamos nos abrigar. Entretanto, seguimos para a pequenina MORADA NOVA DE MINAS, alguns quil么metros dali. No dia seguinte, em plena ALVORADA DE MINAS, resolvemos nos divertir um pouco apreciando o deslumbramento do lugarejo, e de chegada, ficamos encantados com um FORMOSO p谩ssaro que realizava um POUSO ALEGRE numa VI脟OSA VARGEM BONITA da regi茫o. Resolvemos ent茫o, subir um MORRO ALTO at茅 chegar numa ALTEROSA, onde havia um MIRADOURO com vistas para o RESPLENDOR do BELO HORIZONTE que ali proporcionava, obtendo at茅 uma BELA VISTA DE MINAS, ora em que detectamos um POUSO ALTO e maravilhoso de uma linda ARAPONGA que se misturava entre as PERDIZES. Vimos tamb茅m entre as matas, um imenso CABO VERDE de TR脢S PONTAS parecido com uma CIPOT脗NIA; bem abaixo, perto de uma VARGINHA, havia um MUTUM que se alimentava vorazmente. O panorama era excelente. Tudo se via e ouvia, como o CHIADOR de um carro de boi que transportava religiosos para uma MESQUITA. Subitamente, entramos num MATO VERDE para colher fruta CAMPESTRE. Chegando l谩, resolvi verificar algumas 谩rvores, como os BURITIS, sem contar com o imenso COQUEIRAL. Havia numa baixada, grande quantidade de CANA VERDE, de esp茅cie CAIANA. Foi um bom entretenimento, mas precis谩vamos partir. Descemos um morro e logo hav铆amos DESCOBERTO uma linda CACHOEIRA DOURADA que desaguava num rio de CASCALHO RICO em OURO FINO , onde muitos garimpeiros o explorava. Decidimos seguir esse rio e nas proximidades de ABADIA DOS DOURADOS presenciamos, de passagem, uma DOURADOQUARA de peixes em plena PIRACEMA ; mais 脿 frente, num C脫RREGO NOVO rodeado de PAINEIRAS, via-se uma LONTRA que bebia 谩gua e um tamandu谩 que comia FORMIGA; num grande DESCAMPADO, podia-se ver um bando de PAPAGAIOS que ajudavam enfeitar as MARAVILHAS da natureza; havia tamb茅m um vasto CAMPO FLORIDO que era realmente um CAMPO BELO e ficava entre CAMPO DO MEIO e CAMPOS ALTOS, j谩 no MORRO DA GAR脟A que iniciava o p茅 da SERRA DO SALITRE. Nem tudo era sin么nimo de sossego por ali, em meio a toda aquela preciosidade havia tamb茅m um constante perigo, os 铆ndios AIMOR脡S, pintados com colora莽玫es avermelhadas, produzidas de PIRANGA, que nos tocaiavam armados de ARCOS com flechas. Tivemos que sair imediatamente, quando fomos atra铆dos por um 铆ndio GUARANI, inimigo daquela tribo, que passava pelo local, nos conduzindo em retirada. O susto ainda foi maior ao depararmos com uma ON脟A DO PITANGUI, e para n茫o mat谩-la a TIROS, tivemos que dar uma VOLTA GRANDE correndo para o RIO CASCA, em dire莽茫o RIO ACIMA , at茅 chegarmos no RIO ESPERA, onde pegamos um barco e seguimos para uma BARRA LONGA, passando pela VAZANTE da represa de TR脢S MARIAS, rumo a S脙O GON脟ALO DO RIO ABAIXO. Felizmente em PORTO FIRME atracamos bem perto de uma ESTIVA, onde percebemos que t铆nhamos dado um SALTO DA DIVISA de FRONTEIRA DOS VALES com DIVISA NOVA, tendo mesmo a impress茫o de estarmos bem no eixo CENTRAL DE MINAS, e gra莽as a S脙O ROM脙O e S脙O TIAGO, obtivemos BOM SUCESSO, chegando ilesos ao BOM DESTINO. Finalmente, diante do nosso objetivo, resolvemos parar numa CAPELA NOVA da cidadezinha, onde pedimos informa莽玫es ao p谩roco local, o MONSENHOR PAULO, o qual, muito gentilmente nos conduziu at茅 a fazenda VILA MATIAS, momento em que abrimos a PORTEIRINHA e entramos rumo 脿 CASA GRANDE, quando, TIRADENTES emocionado, de kimono e ALPERCATA, veio ao nosso encontro para receber o mastro, cuja CONQUISTA nos proporcionou EXTREMA FAMA. Em seguida, fomos convidados a entrar e nos juntar aos demais para comemorar a NOVA ERA; entre os convidados destacavam-se figuras ilustres, tais como CONSELHEIRO LAFAIETE e CONSELHEIRO PENA, DOM JOAQUIM e DOM SILV脡RIO, o Tom谩s GONZAGA, a B谩rbara HELIODORA e a Princesa LEOPOLDINA; tinham tamb茅m o DOM VI脟OSO (este se destacava pela longa barba), o COMENDADOR GOMES, o CORONEL XAVIER CHAVES e o CORONEL PACHECO, al茅m do BAR脙O DE COCAIS e do VISCONDE DO RIO BRANCO, este 煤ltimo, um velhote, numa tremenda RESSAQUINHA, dizia a todos que ia se separar da DONA EUZ脡BIA porque estava extremamente apaixonado pela dona ALBERTINA, e queria mesmo era uma NOVA UNI脙O, sob pena de pedir PERD脮ES pelos seus pecados; n茫o deixando de destacar ainda, a presen莽a de dois grandes profissionais, o ENGENHEIRO NAVARRO e o ENGENHEIRO CALDAS, cujo objetivo deles era a constru莽茫o de uma NOVA PONTE, isto 茅, uma PONTE ALTA que passaria sobre um RIO MANSO, com estrutura refor莽ada em FERROS tran莽ados na COLUNA superior e na LAJINHA. Num determinado momento, foi interrompida a festa para um breve cerimonial, vez que acabavam de chegar um JUIZ DE FORA, para que pud茅ssemos prestar junto a ele o JURAMENTO de lealdade 脿 p谩tria, juntamente com FREI INOC脢NCIO e FREI GASPAR, para celebrarem uma missa na CAPELINHA. Ap贸s o SACRAMENTO, rezar铆amos a LADAINHA de Nossa Senhora, pedindo ao DIVINO que aben莽oasse a todos. Encerradas as solenidades, foram acesas as LUMIN脕RIAS de CANDEIAS, momento em que fomos convidados para um RECREIO, saboreando as del铆cias do FRUTAL da CH脕CARA, onde nossa prefer锚ncia ficou no LARANJAL e nos p茅s de PEQUI e MANGA UB脕. Tamb茅m fomos convidados a participar de um saf谩ri valendo pr锚mio, cujo PASSA TEMPO teve o PATROC脥NIO do SENADOR JOS脡 BENTO e deveria iniciar num BREJO BONITO, ca莽ando PAV脙O 脿 MACHADO e pescando LAMBARI numa LAGOA FORMOSA que compunha as SETE LAGOAS ali existentes. Ficou decidido tamb茅m, que a CONTAGEM de pr锚mios desse saf谩ri, seria a seguinte: para a primeira coloca莽茫o, pagaria-se em MOEDA de ouro mais TURMALINA e OURO BRANCO. Para a segunda coloca莽茫o, moeda de PRATA e OURO PRETO. J谩 como pr锚mio de CONSOLA脟脙O para o terceiro lugar, daria-se uma PRATINHA de OURO VERDE. Faria-se tamb茅m uma CAMPANHA para que os retardat谩rios eliminados nunca mais participassem de eventos como esse.

Resumo
0 %
Avalia莽茫o do utilizador 0 Seja o primeiro!

Quer mais coisas como esta?

Receba direto no seu e-mail tudo sobre o Eu Sou Mineiro Uai, S么 e produtos mineiros direto da ro莽a!

N茫o se preocupe, n茫o 茅 spam