Aimorés

5 minutos
0
0
168

A história de Aimorés começa em 30 de agosto de 1911 e parte do território foi constituído em terras que pertenciam ao Estado do Espírito Santo em virtude do laudo arbitral de 30 de novembro de novembro de 1914. A cidade foi criada oficialmente no dia 18 de setembro de 1915, por força da Lei Estadual 663, porém pertencia a comarca de Manhuaçu. A vila de Aimorés foi elevada a categoria de cidade em 10 de setembro de 1925, pela Lei Estadual 893, quando foi emancipada.

Inicialmente o município era composto pelos distritos de Aimorés, Tabaúna, Resplendor, Penha do Capim e São Sebastião do Alto Capim . Este último em 1936 passou a denominar-se Alto Capim simplesmente. Em 1938 perdeu território para formar município de Resplendor.

No censo de 1960 aparece composto dos distritos de Aimorés, Alto Capim, Conceição do Capim, Expedicionário Alicio, Penha do Capim e Tabaúna. Em 1962 sofreu reformulação administrativa , pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro, passando a ter mais dois distritos: Mundo Novo de Minas e São Sebastião da Vala, que foram instalado em 12 de julho de 1964 (decreto nº 7601, de 12 de maio de 1964).

A partir de 30 de março de 1938, o município já aparece como único termo judiciário de sua comarca. Aimorés é atualmente comarca de 3ª entrância. Conta com cartórios de 1.º,2.º e 3.º ofícios, do crime, de protesto, contador,partidor e distribuidor e 8 de registro civil: na cidade e em cada vila.

aimores-4

aimores-6

Os principais atrativos da cidade são a Usina Hidrelétrica da cidade e o Instituto Terra. Na UHE destaca-se o Parque Botânico, que além de ter a função de preservar a fauna e flora local, é aberto diariamente ao público e conta com auditório, teatro de arena, espaço cultural, centro de educação ambiental e a realização de palestras, exposições e atividades ecológicas. Também organizam-se visitas temáticas para crianças e escolas. O Instituto Terra também é aberto ao público e nele são realizadas palestras e atividades ecológicas, havendo ainda o Cine Teatro Terra, com exibições de filmes e apresentação de peças teatrais com foco na preservação ambiental.
Vários agrupamentos rochosos também são alguns dos principais atrativos, tais como a pedra Bonita, a pedra da Fundanga, a pedra da Onça e a pedra Lorena, sendo esta última propícia para escaladas e saltos.

Feriados
Em Aimorés há dois feriados municipais e oito feriados nacionais, além dos pontos facultativos. O aniversário da cidade, em 18 de setembro. De acordo com a lei federal nº 9.093, aprovada em 12 de setembro de 1995.

Quer mais coisas como esta?

Receba direto no seu e-mail tudo sobre o Eu Sou Mineiro Uai, Sô e produtos mineiros direto da roça!

Não se preocupe, não é spam

Além disso, verifique

Pessoal animado para a Black Friday! Ops Black Fraude Brasil

Relacionado …